Como utilizar as cores para a organização de estoques?


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Como utilizar as cores para a organização de estoques?

A qualidade da organização de estoques influencia no desempenho de um negócio e pode representar, muitas vezes, a balança entre o sucesso e o fracasso. Afinal, com uma boa gestão dos artigos armazenados, o comércio faz compras certeiras e evita as perdas com mercadorias deterioradas — o que faz com que ela venda mais e evite prejuízos.

Boa parte das técnicas para uma administração de depósitos de excelência aproveita as cores. Com elas é viável fazer arranjos por ordem cronológica de validade e por níveis de preferência do consumidor — entre outras hierarquizações. Quer saber mais? Então acompanhe este post e veja dicas de como arrumar um entreposto por cores.

Confira!

 

Planeje as entradas e as saídas

Itens de plástico são muito úteis para a qualidade da organização de estoques, pois já vêm em modalidades coloridas — como divisórias, gaveteiros, caixas, cestos, estantes e pallets.

Eles garantem uma visualização panorâmica do controle do fluxo de mercadorias, o que é imprescindível para qualquer empreendimento — principalmente para os que tratam com perecíveis, como supermercados, padarias e empresas de medicamentos.

Com essa estratégia, a rotatividade é programada de forma inteligente, garantindo praticidade e agilidade. Imagine uma padaria que queira dispor seus produtos por sequência de prazo de vencimento.

O gestor desse comércio tem a opção de escolher, por exemplo, cestos de plásticos vermelhos para os gêneros que estejam perto de vencer. Dessa forma, eles não estragarão pela simples falta de lógica no acondicionamento.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, recipientes verdes poderiam ser empregados para classificar os artefatos com prazos mais longos de duração, como os enlatados. Outra ideia seria escolher o branco para armazenar os alimentos ou remédios com prazo médio de vida útil, como os que duram uma semana.

Essa técnica da distribuição pela cor também é válida para categorizar artigos pela rotatividade — ou seja, para separar os carros-chefe da loja, aqueles que são os queridinhos do consumidor e que têm procuras mais sazonais.

Desse modo, qualquer funcionário encontra rapidamente onde estão as manufaturas preferidas de cada comércio. Por exemplo: se o que tem mais saída é uma torta salgada, ela pode ser guardada em caixas verdes empilhadas sobre pallets, estrados ou pisos de plástico da mesma cor, bem perto das saídas.

Afinal, elas serão movimentadas diariamente. Já itens com procura esporádica, como o panetone, devem ser dispostos em prateleiras mais altas e mais distantes das portas, antes de chegar o período de vendas.

Assim, mesmo a mais de 50 metros de distância, o colaborador terá uma boa noção daquilo que tem nesse determinado espaço. Desse jeito, mesmo se cair a internet ou se houver um problema com as planilhas do computador ou do software, é possível ter uma boa noção de onde está cada objeto. 

 

Reduza a quantidade de mercadorias e arrume-as por cores

Várias metodologias de estocagem usam as cores e outras características para tipificar e armazenar os produtos. Método criado pela japonesa Toyota, o Just in Time (JIT) é considerado uma das clássicas diretrizes de administração e de coordenação produtiva — ele é ajustável ao gerenciamento dos estoques.

Assim como na linha de produção, o JIT fabrica apenas o necessário. O mesmo acontece com os depósitos, que são abastecidos conforme a demanda, seguindo uma tática coerente. O principal objetivo do JIT, quando empregado na logística de entrepostos, é reduzir seus volumes.

No caso de perecíveis, essa é uma ideologia muito adequada. Afinal, quanto menos unidades arquivadas, menos chances existirão de perdas com artigos vencidos ou deteriorados. Com esse acúmulo menor, também é mais simples implantar no seu armazém um sistema eficiente de catalogações por cores.

O mesmo raciocínio que mencionamos no tópico anterior, sobre o fluxo das mercadorias, deve ser aplicado na gerência dos itens acomodados. Isso significa que não são apenas os produtos em movimentação que carecem de cuidado.

Recipientes e estruturas de plástico, como caixas, gaveteiros e pallets, são ótimas soluções, pois os melhores fornecedores desse ramo dispõem de modelos de tonalidades variadas.

Uma sugestão seria adotar pisos e estrados de plástico coloridos para fazer a separação por lotes. Um piso de plástico verde seria, portanto, ideal para abrigar aquelas caixas também verdes, que mencionamos no tópico anterior, empilhadas de forma prática.

Desse modo, é completamente praticável fazer separações macros por cores, como a de um ou mais lotes. Já as divisórias, as grades, as bandejas e os gaveteiros de plástico coloridos são excelentes para subdivisões mais detalhadas, como o teor de uma caixa.

 

Capriche na classificação dos artigos

A cor das mercadorias não deve ser esquecida no instante em que elas chegam no armazém. Além dessa característica, é preciso listar os modelos, os tamanhos, os acessórios, o preço de custo, o valor de venda, o número de exemplares guardados, o ciclo de vida e outros detalhes.

Existe um método chamado SKU (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque), que estabelece um código identificador único para um produto, como se fosse o seu número de identidade.

Essa cifra inclui informações como a cor, o fabricante, o material, o tamanho, a embalagem e até dados sobre a garantia. O SKU simplifica a localização de um item entre centenas e centenas de outros, já que é muito mais fácil e rápido encontrar algo por meio de um código específico. 

Desse modo, as cores não são importantes apenas na disposição dos itens, mas também representam uma particularidade muito significativa de um artigo, de modo que é preciso saber, facilmente, onde estão os exemplares vermelhos, amarelos ou brancos.  Por isso, a divisão pelo SKU também é uma ótima alternativa de arrumação.

 

Aproveite as cores para criar padrões e regras

Para que sua catalogação por cores dê certo, é preciso limpeza, higiene e muita disciplina. De que adianta um depósito em degradê de mais de 100 tons se o espaço estiver empoeirado, descuidado e sem a devida estrutura?

falta de organização compromete completamente a qualidade de um estoque. Para evitar o caos, estipule padrões e regras para a manutenção do espaço baseado nas cores.

Seguindo essa linha de pensamento, produtos com necessidade de temperatura, umidade e circulação de ar específicas seriam categorizados em caixas e pisos vermelhos, para associar com a urgência em sempre monitorar as suas condições de acondicionamento.

Os locais onde a tráfego de pessoas for livre devem receber pisos de plástico verdes. Os de movimentação restrita poderiam ser amarelos. Outra forma de aproveitar os pigmentos é para a categorização de ações prioritárias.

Relacione cada uma das tarefas a uma cor e seus processos de atividades também serão imensamente facilitados. Uma ideia é empregar o verde para ações concluídas, vermelhas para as urgentes, amarelas para as difíceis e assim por diante. 

 

Destaque suas ofertas 

Com um depósito bem distribuído por cores, é mais fácil achar a ordem cronológica dos prazos de validade. Dessa forma, o comércio consegue várias oportunidades para fazer promoções e liquidações atraentes.

Desfrute de datas especiais, como as de final de ano, para fazer ofertas com as mercadorias prestes a vencer. Assim, o empreendimento reduz as perdas e, ao mesmo tempo, chama a atenção da clientela. Dica: seja transparente sobre o motivo dos descontos!

Além disso, as cores são um fator de atração importante também nas prateleiras que ficam expostas aos clientes. Não é apenas no armazenamento que a ordenação por cores funciona.

Elas também ajudam a chamar a atenção para os itens em promoção. Aposte em matizes fortes de vermelho, de amarelo e de laranja para destacar seus artigos em oferta.

Em muitos casos, vale mais a pena perder um pouco em sua margem de lucro do que deixar o material estocado por muito tempo. A guarda por intervalos prolongados costuma resultar em perdas financeiras. 

Assim, a organização de estoques é um dos requisitos mais importantes na logística de um negócio e a utilização das cores na montagem do depósito pode fazer toda a diferença.

Desse jeito, conquista-se um diagnóstico minucioso do ambiente, o que servirá para implantar métodos de controle mais rigorosos, fazer compras mais precisas — de acordo com a demanda — e impedir os atrasos nas entregas e os desperdícios.

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