As 8 maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas


Blog

As 8 maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas

Hoje o plástico é o produto mais usado pelas pessoas e é considerado fundamental para o progresso da nossa sociedade. Ele está na indústria, no comércio e em nossas casas, fazendo parte do nosso cotidiano como um facilitador. As caixas plásticas, em especial, desempenham uma função importante no transporte e armazenamento de diversos produtos, principalmente do gênero alimentício.

No dia a dia, é preciso ter um cuidado e atenção especial com os alimentos, para que eles conservem suas propriedades naturais e assim possam conceder os benefícios necessários a quem os consome.

Nesse sentido, as caixas plásticas contribuem para o acondicionamento e a organização de diversos produtos, tornando o manuseio de várias mercadorias e alimentos mais prático e fácil. O plástico não absorve umidade, não solta farpas, não retém cupins ou fungos e, além disso, é facilmente higienizável, além de outras vantagens que vamos abordar ao longo deste conteúdo.

No ambiente doméstico, as caixas plásticas atuam como organizadoras de materiais e são uma grande aliada também de comércios como bares e restaurantes.

Quer saber mais sobre caixas plásticas? Então, continue a leitura!

 

Entenda o que são as caixas plásticas

Caixas plásticas são recipientes usados para acondicionar diversos tipos de produtos. Na indústria, são usadas desde o manuseio de matérias-primas até o transporte e armazenamento do produto final.

Diferem-se de outros utensílios pelo formato quadrado, que possibilita seu empilhamento, se necessário, melhorando o aproveitamento dos espaços. Além disso, as caixas plásticas são importantes para o armazenamento adequado dos produtos e auxiliam na organização dos estoques, armazéns e pontos de venda, melhorando a aparência do ambiente e oferecendo mais credibilidade a fornecedores e clientes.

No caso dos armazéns, as caixas são soluções que proporcionam fácil manuseio, pois são mais leves que outros materiais, como madeira e alumínio. Elas também representam uma economia de custos, já que podem ser reutilizadas; além disso, como já vimos, não precisam ser tratadas contra pragas.

Assim, existem várias opções de caixas plásticas para armazenamento disponíveis no mercado para atender aos requisitos de negócios exclusivos. Os recipientes de plástico ganharam imensa popularidade a cada dia, principalmente nas indústrias e comércios dos mais variados segmentos.

Para saber as maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas, continue a leitura!

 

Conheça as 8 maiores vantagens do uso de caixas plásticas

As caixas plásticas são importantes aliadas na conservação e manuseio de diversos produtos e materiais. Veja abaixo os 8 maiores benefícios que elas proporcionam:

1. Melhoram o acondicionamento de alimentos

As caixas plásticas são utensílios que possibilitam, além do transporte e armazenamento seguro dos alimentos, maior segurança e eficiente acondicionamento para esses alimentos.

Isso porque em sua composição temos como base a resina, o que já é uma vantagem se comparada às caixas de madeira e outros recipientes encontrados no mercado.

A caixa plástica é mais rígida, resistente e impermeável, o que torna possível que ela se adapte mais facilmente às necessidades específicas de cada alimento.

2. Têm longa duração e menor custo

As caixas plásticas têm uma vida útil muito longa, pois são resistentes aos danos dos insetos, ferrugem e corrosão, o que as torna mais rentáveis para os negócios, principalmente em longo prazo.

Além disso, seu custo-benefício é muito maior que o de outros recipientes, como madeira, vidro e alumínio, por exemplo.

3. Ajudam na organização do ambiente

As caixas plásticas são recipientes empilháveis. As peças interligadas podem ser reorganizadas para ocupar qualquer espaço disponível, o que permite manter o ambiente mais organizado.

Um espaço de trabalho bem organizado torna possível que os colaboradores da empresa acessem cada produto livremente. Os controladores de etiquetas facilitam a identificação dos produtos, o que auxilia a equipe a gerenciar o inventário de forma mais efetiva.

4. São fáceis de higienizar

As caixas plásticas são recipientes de fácil limpeza quando comparadas com unidades de armazenamento de madeira e metal. Isso porque a estrutura lisa do plástico possibilita que a limpeza seja realizada da forma mais adequada.

Para manter o acabamento higienizado das caixas, tudo que você precisa fazer é limpá-las com um pano limpo e úmido. Além disso, os cantos arredondados das caixas plásticas facilitam a limpeza.

5. Têm maior versatilidade e personalização

As caixas plásticas são ideais para qualquer negócio que precisa de soluções para transporte e armazenamento. Elas são muito usadas por indústrias e comércios que lidam com processamento de alimentos, padarias, frutos do mar, confeitaria e segmentos eletrônicos.

São encontradas em uma grande variedade de cores e tamanhos. Também podem ser personalizadas com logomarcas ou outras informações de identificação que o cliente achar pertinente. Além disso, elas são acompanhadas por tampas, que garantem a integridade da mercadoria e ajudam na conservação.

6. São mais seguras

As caixas plásticas são mais adequadas para utilização ​​com correias retráteis ​​de “cinto de segurança”, o que elimina o cinto de plástico ou metal responsável por causar diversas lesões em funcionários.

Outra vantagem é que as partes inferiores das caixas plásticas são resistentes, o que garante sua integridade em quedas acidentais. Isso também protege os produtos no deslocamento e armazenagem, além de preservar a integridade física dos colaboradores em casos de queda, já que são mais resistentes e não soltam farpas, assim como outros elementos pontiagudos, como nos casos de vidro e madeira. Além disso, as alças laterais dão mais conforto e segurança no manuseio das caixas.

Outra vantagem, agora em termos de segurança alimentar, é que existem no mercado caixas plásticas atóxicas. Elas colaboram para que os alimentos não sofram qualquer tipo de contaminação. Isso evita danos à saúde do consumidor e prejuízos financeiros para a indústria e comércio, no caso de um pedido de indenização por parte do cliente.

7. São mais sustentáveis

O plástico é um componente de longa duração e é pouco suscetível à degradação química e física. Dessa forma, a embalagem plástica pode e deve ser reutilizada e reciclada.

Portanto, é um investimento vantajoso para qualquer empresa, além de fomentar o compromisso socioambiental da organização frente a seus clientes e parceiros.

As embalagens plásticas são leves, o que contribui para reduzir o consumo de combustível. Com essa redução, as emissões de gases do efeito estufa também diminuem durante o transporte do produto.

Muitas indústrias já estão substituindo caixas de madeira pelas de plástico, pois além de mais econômicas e recicláveis, ainda preservam as árvores de desmatamento para a fabricação de caixas de madeira.

8. Tornam os processos mais rápidos

organização do ambiente torna os processos mais rápidos, otimizando a mão de obra dos funcionários, o que significa mais economia, já que a empresa pode contar com um número menor de colaboradores para operacionalizar os serviços sem perder a eficiência. 

Confira mais vantagens das caixas plásticas:

  • oferecem grande resistência mecânica, o que permite maior empilhamento e evita danos aos produtos durante o manuseio e transporte; 
  • possibilitam uma maior higiene e qualidade;
  • favorecem a refrigeração dos produtos;
  • podem ser usadas diretamente no display do ponto de venda;
  • não absorvem aromas e líquidos;

 

O setor alimentício e as vantagens do uso das caixas plásticas

Quando a questão é o segmento alimentício, as caixas plásticas são aliadas não só na armazenagem e transporte, mas também na proteção e conservação dos alimentos — desde o campo até a mesa do consumidor.

Além disso, na exposição dos produtos no ponto de venda, as caixas plásticas transmitem uma credibilidade muito maior ao cliente do que as caixas de madeira — sendo estas constantemente relacionadas a problemas como invasão de insetos, falta de conservação e umidade.

As caixas plásticas ainda favorecem o armazenamento dos alimentos por serem econômicas, mais higiênicas e funcionais. Tais características se dão uma vez que o plástico é um produto sem grandes limitações para uso, podendo ser adaptado a qualquer tipo de situação quando o assunto é armazenamento de alimentos.

Por serem desenvolvidas em diferentes formatos e tamanhos, as caixas plásticas atendem muito bem às expectativas do setor alimentício.

É importante reforçar que o plástico é um produto resistente. Por isso, as caixas plásticas podem conferir maior segurança, conservação e proteção para os alimentos que serão armazenados e transportados.

Quer saber como as caixas plásticas estão dominando o mercado alimentício em todo o mundo e são uma tendência cada vez maior em todos os segmentos? Então, continue acompanhando!

Substituição das caixas de madeira por plástico

Além de eliminar a contaminação das plantações pelo retorno de caixas de madeira — que podem estar infestadas por agentes prejudiciais à saúde — e assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos à população, os produtores de alimentos e indústria, quando optam pelas caixas plásticas, obtêm um ganho muito grande na relação custo-benefício.

Isso porque as caixas plásticas são mais baratas se comparadas às caixas de madeira. Além disso, como vimos, o plástico têm uma durabilidade muito maior e é melhor higienizável.

Outras vantagens da substituição da madeira por plástico são a redução das perdas no transporte da produção, facilidade de logística e eliminação de um processo prejudicial ao meio ambiente, já que o descarte das caixas de madeira é realizado, na maioria das vezes, por sua queima, produzindo CO2 e favorecendo o aumento do aquecimento global.

Quer saber como as caixas plásticas auxiliam no transporte de produtos? Confira a seguir!

 

Veja situações nas quais as caixas plásticas vão ajudar no transporte

Como você pode perceber, as caixas plásticas são essenciais para o transporte de diversos produtos. Devido aos seus formatos, elas são de fácil manuseio, o que torna mais fácil o transporte em caminhões e outros veículos. Veja abaixo como as caixas plásticas facilitam o transporte!

1. Contribuem para a logística reversa

As caixas plásticas participam e contribuem significativamente nos resultados dos transportes de mercadorias. Isso porque obedecem aos requisitos de logística reversa e atendem aos anseios das empresas de buscar otimizar a produção e aumentar suas vendas.

2. Melhoram a cadeia de suprimentos

O uso de caixas plásticas ainda favorece a melhora e a eficiência da cadeia de suprimentos, pois faz com que os produtos fiquem armazenados e sejam transportados em condições adequadas, e com isso ajudam a reduzir custos logísticos.

3. Atentem às normas de boas práticas no transporte

As embalagens plásticas contribuem para o atendimento às Boas Práticas de Fabricação (BPF), armazenamento e transporte, além das normas sanitárias vigentes, no caso de transporte de alimentos e medicamentos.

4. Fazem a correta armazenagem de alimentos

Além de úteis nas indústrias e comércios, as caixas plásticas podem ser utilizadas para guardar e transportar alimentos, como verduras e legumes. Os recipientes com tampas asseguram mais higiene e conservação aos hortifrútis e outros gêneros alimentícios. As embalagens podem ser colocadas nos frigoríficos ou acondicionadas nos armazéns, sendo ideais também para uso no transporte de carnes e congelados.

5. Facilitam o transporte em ambientes internos

As caixas plásticas também facilitam o deslocamento nos comércios. Veja o exemplo dos restaurantes: elas podem facilitar o manuseio e transporte de pratos, copos, garfos e facas e até bandejas rasas.

Assim, as caixas plásticas favorecem o agrupamento dos objetos com proteção e rapidez. A profundidade das caixas também contribui para o transporte de mais utensílios ao mesmo tempo, o que ajuda a acelerar o andamento das atividades.

Outros benefícios das caixas plásticas no transporte são:

  • maior proteção ao produto transportado;
  • segurança e qualidade no movimento de cargas e no armazenamento;
  • diminuição do tempo de carregamento e descarregamento;
  • rapidez nos processos de transporte;
  • maior resistência a impactos e à degradação do tempo; como consequência, tem-se um aumento da durabilidade.

 

Conheça os tipos de caixas plásticas

As caixas plásticas são muito usadas por serem de fácil adaptação e moldadas aos diversos formatos e tamanhos de produtos, facilitando sua armazenagem.

Conheça seis diferentes formatos de embalagens plásticas:

1. Caixas K

Como vimos, as antigas caixas de madeira estão sendo substituídas por caixas plásticas, com melhores encaixes e mais resistentes, o que facilita o transporte de diversos produtos. Nesse sentido, a vantagem das caixas K está em reaproveitar a mesma embalagem para transportar grandes volumes de mercadorias por diversas vezes.

2. Caixa plástica fechada

As caixas plásticas fechadas são recipientes fechados, praticamente sem nenhum furo ou abertura (exceto alguns modelos). Podem inclusive armazenar líquidos.

Todas as caixas plásticas podem ser personalizadas, ou seja, ter gravações em hot-stamp com o logotipo da empresa ou até mesmo com a identificação de algum processo de produção, como o número de lote de produtos e data de validade.

Alguns exemplares de caixas plásticas fechadas também podem ser fabricados com outros opcionais, como tampas e alças, que têm grande relevância em determinados segmentos, como no caso das indústrias automotivas, por exemplo. 

3. Caixa plástica vazada

Esta é uma das linhas de caixas plásticas de maior sucesso de vendas porque tem uma excelente relação custo-beneficio.

As caixas desse tipo são projetadas por engenheiros experientes e apresentam um design diferenciado. Essas caixas usam menos matéria-prima, mas conservam a resistência.

Muito utilizadas no agronegócio são as famosas caixas hortifrúti ou caixas agrícolas, que também são conhecidas como caixas plásticas de supermercado. Contudo, seu uso vai além, sendo muito utilizadas nas indústrias e no comércio de forma geral.

4. Caixa plástica organizadora

Esse modelo é o que existe de mais eficiente para organização de peças pequenas e médias. Ideal para autopeças, estoques, material de construção, almoxarifados e comércios dos mais variados segmentos.

Essas caixas são excelentes para serem usadas nos pontos de venda, ajudando na exposição dos produtos — principalmente no segmento de panificação.

5. Estantes para caixas plásticas

As estantes para caixas plásticas são um recurso ideal para acondicionar matérias-primas durante o processo produtivo de medicamentos. Além disso, por serem higienizáveis, elas seguem as normas das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 

Como fazer uma rota de transporte eficiente

Agora que você já sabe tudo sobre caixas plásticas e seus principais benefícios para armazenagem e transporte, que tal aprender a fazer uma rota de transporte eficiente usando esse utensílio? Vamos começar!

Primeiramente, um bom processo logístico requer um excelente planejamento. Assim, o roteiro das entregas que devem ser realizadas pela empresa em determinado período de tempo torna possível aumentar a eficiência das entregas, reduzir os erros e aumentar os ganhos, tanto de tempo como de dinheiro.

Para isso, alguns princípios básicos podem ser adotados pelos colaboradores das operações, de maneira a encontrar soluções que atendam com excelência à roteirização e programação das entregas. Acompanhe!

1. Use os maiores veículos disponíveis

Ao adotar um único caminhão com capacidade para atender a todas as paradas, você otimiza o seu planejamento de um roteiro de entregas. Dessa forma, alocar os veículos com maior capacidade é uma boa dica para diminuir as distâncias que precisam ser percorridas e o tempo total para a realização das entregas.

2. Atente-se às paradas próximas

Organizar um roteiro de entrega com base no agrupamento das paradas mais próximas umas das outras é uma boa alternativa para diminuir o tempo do trajeto entre elas.

3. Faça um planejamento semanal

As paradas feitas em dias diferentes também precisam ser consideradas e catalogadas, com o objetivo de evitar superposições nos roteiros. Dessa forma, quando a equipe precisar fazer diferentes paradas em dias da semana distintos, procure fazer a programação de cada uma delas, segmentando os roteiros e combinando os destinos.

4. Comece pela parada mais distante

Iniciar o planejamento dos roteiros pelas paradas mais distantes do armazém é uma excelente alternativa para o desenvolvimento de roteiros mais ágeis. Selecione essas paradas e considere-as de acordo com a carga do veículo utilizado para a entrega. Isso favorece o planejamento dos agrupamentos, diminuindo as distâncias a serem percorridas e os tempos de viagem.

5. Adote meios de entrega alternativos

Vale a pena analisar a possibilidade de adotar veículos alternativos para paradas que estejam muito fora dos trajetos planejados. Especialmente para aquelas de menor volume, podem ser adotados caminhões de menor porte, ou até mesmo pode-se fazer a contratação de empresas terceirizadas. Para isso, analise cada caso de maneira independente, avaliando a viabilidade econômica dessa opção.

6. Monte roteiros em forma de gota

Ao fazer a roteirização dos veículos de entrega em um mapa, é importante que os pontos de parada em sequência tomem o formato de uma gota. Com exceção dos casos em que ocorram restrições de tempo ou paradas para a coleta, essa estratégia permite que sejam anuladas as superposições nos roteiros.

 

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, as caixas plásticas no transporte de produtos são uma ótima alternativa para organizar e agilizar o transporte, pois são flexíveis, resistentes, higiênicas, impermeáveis e podem ser recicladas, além de atender às normas das Boas Práticas de Fabricação (BPF), fator essencial no ramo alimentício.

As caixas plásticas ainda podem se tornar mais resistentes e rígidas com a adição de fibras naturais ou sintéticas, o que é de grande utilidade para indústrias de diversos segmentos.

Os polímeros e as cadeias de macromoléculas que fazem parte da composição do plástico ainda dão aos materiais características únicas, como resistência à corrosão e a possibilidade de sofrer impactos sem deformar; além disso, são muito mais leves que outros materiais e indiferentes à deterioração, sendo o material ideal para a substituição de caixas de madeira.

As caixas plásticas ainda são as mais indicadas para o armazenamento e transporte de alimentos, pois não os contaminam. Além disso, o plástico vem se tornando uma alternativa mais econômica e sustentável. A indústria do plástico avança no desenvolvimento de soluções para o transporte, uso na indústria e diversos comércios. Em um futuro próximo, seu uso deve aumentar ainda mais, o que é uma ótima notícia para o meio ambiente!

Além de reduzir os descartes dos polímeros, o uso do plástico em substituição à madeira no transporte ainda ajuda na proteção de florestas, pois evita o desmatamento.

Quanto mais plástico for utilizado, menor será a necessidade de derrubar árvores. Dessa maneira, fica evidente que o plástico e as ferramentas que podem ser moldadas por meio dele não são apenas o material auxiliar no transporte de hoje, mas o futuro de nosso planeta!

O que você achou deste conteúdo sobre as maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas? Assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como esse em primeira mão!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

A Revolução das Caixas Plásticas na Indústria Alimentícia

Cadeia de suprimentos: afinal, o que é e porque é importante?

Cidade holandesa será 1ª a ter estrada de plástico reciclado