Cadeia de suprimentos: afinal, o que é e porque é importante?

Blog

Cadeia de suprimentos: afinal, o que é e porque é importante?

Cadeia de suprimentos é um conjunto de técnicas que são usadas para realizar uma integração eficiente e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, armazenamento de matéria-prima, custos, entre outros.

Esses parâmetros são atuantes nos fornecedores, na sua própria empresa e, finalmente, nos clientes. A gestão eficiente da rede possibilita uma produção otimizada para oferecer ao consumidor final o produto certo, na quantidade certa e no tempo desejado.

Saiba mais sobre esse assunto no post de hoje!

 

O que é a cadeia de suprimentos?

Podemos dizer que a cadeia de suprimentos são vários processos que envolvem a compra, o transporte, a movimentação interna, o armazenamento, a transformação, a embalagem, a distribuição e toda a estrutura necessária para que tudo isso aconteça.

A gestão dessa cadeia corresponde ao planejamento de todas essas ações relacionadas à logística interna e externa da empresa e ao engajamento e gerenciamento de todos os parceiros da cadeia — sejam eles consumidores, fornecedores ou prestadores de serviço.

 

Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos é um fluxo que envolve o planejamento estratégico de processos — sejam eles de informações, serviços, bens ou capital, assim como das relações entre negócios — com o objetivo de atingir as metas da empresa.

O mote da gestão da cadeia de suprimentos é a redução de custos, sempre com o foco no consumidor — no entanto, a qualidade também é um fator essencial para seu sucesso.

Quanto mais as organizações focam em boas práticas e desenvolvem processos sólidos, melhores serão os resultados. No entanto, para que isso ocorra, é preciso o envolvimento de todas as empresas que fazem parte do planejamento da cadeia produtiva, principalmente das grandes indústrias e de outras organizações mais consolidadas.

 

Por que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é tão importante?

Em mercados cada vez mais competitivos, a gestão da cadeia de suprimentos consolidou-se como parte integrante do negócio e é fundamental para o sucesso de qualquer organização — além de interferir diretamente na satisfação do cliente.

O gerenciamento dessa cadeia possui o poder de aumentar a qualidade do atendimento ao cliente, diminuir os gastos operacionais e potencializar a posição financeira do negócio frente aos concorrentes.

A capacidade de entrega com qualidade, no tempo desejado pelo cliente e com o melhor preço é o que torna a cadeia de suprimentos verdadeiramente eficiente. Assim, essa gestão tem um enorme impacto nos negócios, já que pode garantir melhores índices de satisfação  do consumidor e a consequente fidelização deste.

 

Por que a cadeia de suprimentos deve ser interligada?

Em sua essência, o mundo dos negócios pode ser visto como uma grande cadeia de suprimentos. Consumidores e produtores interagem constantemente e um item passa por várias etapas antes de chegar ao consumidor final.

Por isso, o gerenciamento da cadeia de suprimentos trata de questões como o crescimento das empresas, suas parcerias, a expansão da marca nacional e global — no caso das multinacionais — e a terceirização.

Tudo o que afeta e interfere no gerenciamento da cadeia — desde a variação dos preços do gás até as preocupações com questões ambientais — deve ser analisado no seu planejamento.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é a disciplina de negócios mais importante existente atualmente em uma corporação de larga escala. Afinal, quando bem gerenciada, ela pode significar mais efetividade e lucratividade para a sua empresa.

 

Por que a logística deve ser integrada e cooperativa na cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é necessária para o funcionamento de todas as sociedades. Os supermercados, por exemplo, trabalham com uma grande variedade de produtores e são fundamentais para fornecer bens aos consumidores.

Se uma rede de supermercados não tem um setor eficiente de gerenciamento de cadeia de suprimentos, isso afetará uma grande parcela da população que precisa dos produtos. Portanto, uma cadeia de suprimento capaz de sanar as necessidades dos produtores e dos consumidores é aquela que adota uma postura integrada em direção à gestão.

A gestão de abastecimento da Coca-Cola, na Europa Ocidental, por exemplo, reuniu toda a sua cadeia de suprimentos, começando pelos planos de fabricação até o posicionamento do produto no varejo. Com isso, ela conseguiu otimizar os recursos e diminuir o tempo de distribuição.

Assim, ao integrar as operações da sua empresa, a sua cadeia de suprimentos é muito mais eficaz e o gerenciamento logístico também é muito mais ágil. Isso possibilita o fornecimento de dados de inventário e de informações de aquisição que podem ser aprovadas por mais de uma empresa parceira.

 

Como fazer um gerenciamento de cadeia de suprimentos de forma eficiente?

Vários fatores são levados em consideração para melhorar a cadeia de abastecimento e reduzir os custos. Entre os mais relevantes estão:

·         redução do número de fornecedores, bem como do número de terceirizados. Dessa forma, é possível gerar uma relação mais próxima, favorecendo as parcerias;

·         para os produtos acabados, estabeleça canais de distribuição e gestão partilhada de estoques. Dessa forma, clientes e fornecedores compartilham riscos, custos e lucros;

·         prever a escassez por meio de históricos e previsões de demanda — e, assim, ajustar os estoques de forma adequada.

Em ambientes de concorrência acirrada, com produtos parecidos, a agilidade e o custo são fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do negócio. Dessa forma, quanto mais próximas forem as relações entre fornecedores e clientes, maiores as chances de que os envolvidos estejam comprometidos para oferecer o melhor produto ao mercado.

A importância dessa área é comprovada pelo fato de que grandes empresas já contam com um departamento, uma diretoria ou uma gerência de logística e/ou Cadeia de Suprimentos (Supply Chain).

Nesse sentido, as grandes empresas valorizam os bons gerentes da cadeia de suprimentos pois eles conseguem melhorar a eficácia das plantas, almoxarifados e veículos de transporte na cadeia de suprimentos sob sua responsabilidade.

O fluxo de caixa é automaticamente aumentado, já que os consumidores finais conseguem ter acesso garantido aos produtos da empresa. Assim, as organizações que desejam alcançar a sustentabilidade em longo prazo devem investir em profissionais com conhecimentos avançados no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O que você achou deste artigo sobre cadeia de suprimentos? Deixe seu comentário aqui!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

As 8 maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas

Cidade holandesa será 1ª a ter estrada de plástico reciclado

Como armazenar linhas de produtos?