Como armazenar linhas de produtos?


Blog

Como armazenar linhas de produtos?

Armazenar linhas de produtos alimentícios e medicamentos requer uma série de cuidados para manter as propriedades das mercadorias e evitar contaminações. Você sabe o que são linhas de produtos?

De acordo com uma das maiores referências mundiais em marketing, Philip Kotler, uma linha de produtos é caracterizada por um grupo de produtos inter-relacionados por executar uma função similar no mercado.

De modo geral, os produtos que compõem uma linha são oferecidos para os mesmos grupos de clientes, os fornecedores usam os mesmos canais de distribuição e venda e são colocados no mercado em uma faixa de preço próxima à dos concorrentes.

Quer saber mais sobre o armazenamento de linhas de produtos? Continue a leitura e confira!

 

Saiba como armazenar corretamente as linhas de produtos

O armazenamento de linhas de produtos deve ser feito em recipientes próprios, de preferência de plástico — os utensílios de madeira são contraindicados, pois podem facilitar a contaminação por microrganismos.

Como o risco de contaminação é muito grande quando se trata de alimentos e remédios, o armazenamento deve ser feito de forma criteriosa, segundo o Manual de Boas Práticas de Fabricação, e claro, utilizando os recipientes adequados para armazenar as linhas de produtos.

Quando se trata de armazenagem de alimentos, um descuido pode acarretar uma série de prejuízos, tanto financeiros quanto à saúde do consumidor. Aliando a prevenção e a higiene às melhores soluções de utensílios do mercado, as chances de sucesso no seu ramo de atividade é sempre muito maior.

 

Como armazenar linhas de produtos?

Desde o transporte até a armazenagem, é preciso pensar em manter os produtos em condições adequadas, verificando temperatura e disposição dos mesmos. Itens alimentícios e medicamentos são os que mais merecem atenção na hora de serem transportados, armazenados e colocados à disposição para o cliente final.

É fato que cada mercadoria pode requerer um cuidado específico, mas algumas coisas podem ser padronizadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já evidenciou essa vantagem e estabeleceu que estoques e almoxarifados de produtos alimentícios devem utilizar apenas pallets de plástico.

A instituição ainda ressalta que o pallet de plásticos não possui cheiro — detalhe importantíssimo para a manutenção do frescor e da qualidade de qualquer produto alimentício.

Veja 5 formas de fazer a armazenagem de linhas de produtos.

1. Use caixas resistentes e de qualidade

Uma das melhores coisas que você pode fazer para armazenar medicamentos e alimentos é comprar caixas de alta qualidade e resistentes. É importante padronizar e comprar todas as caixas do mesmo tamanho: isso faz com que o empilhamento possa ser realizado de forma facilitada, uniforme e bem organizada — evitando, assim, quedas ou desequilíbrios.

Você pode usar caixas plásticas fechadas ou caixas plásticas vazadas, de acordo com a sua necessidade de armazenamento e transporte. Para quem trabalha na indústria farmacêutica, ainda existem as caixas de medicamentos, que são de material plástico de fácil higienização.

2. Use Pallets plásticos

Os pallets plásticos são ideais para evitar que as caixas contendo os produtos tenham contato com o chão. O pallet dobrável, por exemplo, é mais utilizado em indústrias em geral, indústrias de autopeças, automotiva e estocagem de produtos e é de fácil higienização.

pallet leve é muito utilizado na indústria de alimentos para estocagem de produtos e possui um ótimo custo-benefício. Os pallets de plástico têm como vantagem a facilidade de higiene e limpeza.

O Ministério da Saúde defende que eles não atraem microrganismos, ratos, pragas e fungos, o que torna possível um ambiente mais adequado para o armazenamento de produtos perecíveis, como alimentos, bebidas e remédios.

Os pallets de madeira, pelo contrário, são tão vulneráveis que precisam receber vermicidas e fungicidas frequentemente, o que diminui sua praticidade na escala logística.

3. Dê preferência para as estantes organizadoras

As estantes organizadoras facilitam a disposição de matérias-primas, produtos e outras ferramentas, a depender da atividade do seu negócio. Além de manter a alocação correta dos materiais, tanto na parte de produção quanto na exposição para o consumidor final, as estantes organizadoras possibilitam uma maior visibilidade do produto.  

Feitas de plástico, as estantes organizadoras podem ter várias dimensões internas e externas — tudo de acordo com a sua necessidade. Elas são úteis para ajudar no controle de estoque, pois auxiliam na organização das mercadorias de acordo com a sua data de validade.

Assim, os produtos que estão próximos de vencer podem ser posicionados sempre à frente dos demais. Com isso você evita misturar produtos com validade estendida e aqueles que estão próximos de vencer.

4. Faça uso de pisos plásticos

Muito usados em indústrias em geral — como indústria alimentícia, frigoríficos, estocagem de produtos e câmaras frias —, os pisos plásticos são de fácil instalação, já que dispensam o uso de ferramentas.

Além disso, eles têm encaixe perfeito e seguro, formando superfícies com altura livre do solo. São resistentes à umidade e à corrosão, além de permitir a circulação de ar e água. Lembre-se de que em cada inspeção da Vigilância Sanitária, os fiscais poderão avaliar a infraestrutura do local, incluindo os pisos e utensílios.

Vários fatores podem ocasionar problemas se negligenciados, como alimentos mal armazenados e limpeza do ambiente. Para evitar todo tipo de problemas, utilize os pisos e os utensílios adequados.

5. Armazene com grades de pão

O armazenamento de alimentos sempre foi um grande desafio para os empresários do segmento. Se o seu ramo é padaria, saiba que as grades de pão são ideais para transporte de pães de forma. Elas ainda podem ser utilizadas para o armazenamento e o transporte de biscoitos, doces, tortas e outros produtos de confeitaria.

Um simples produto vencido ou mal armazenado pode causar vários problemas, incluindo multas e até uma interdição da Vigilância Sanitária. Como você percebeu, quando se trata de alimentos, as exigências e os cuidados no controle de estoque são maiores e precisam ser seguidos com o máximo rigor a fim de evitar desperdícios e perdas financeiras.

E então? O que você achou deste artigo sobre como armazenar linhas de produtos? Gostou de aprender mais sobre o assunto? Continua com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui!

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

A Revolução das Caixas Plásticas na Indústria Alimentícia

As 8 maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas

Cadeia de suprimentos: afinal, o que é e porque é importante?