No mercado atual, as empresas devem reconhecer o bom relacionamento com seus fornecedores como um diferencial competitivo — é preciso adotar boas práticas de gestão, que possibilitem o estabelecimento de parcerias de sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Entenda, neste artigo especial, por que o relacionamento com fornecedor é importante e confira seis dicas para otimizar as estratégias da sua empresa.
Na atualidade, a evolução do mercado exige das organizações a capacidade de promover um relacionamento vantajoso com seus públicos estratégicos, tais como clientes, colaboradores e fornecedores.
Considerando as exigências do consumidor atual e a grande concorrência entre os negócios, o relacionamento com fornecedor passa a ter uma importância fundamental para as empresas.
Sem a qualidade e a pontualidade desses parceiros, fica impossível atender bem aos clientes e aproveitar todas as oportunidades de sucesso oferecidas pelo mercado.
Nesse sentido, o relacionamento com fornecedor precisa ser parte do planejamento estratégico, de modo a facilitar o alinhamento entre as expectativas e necessidades das empresas e as condições e possibilidades de seus fornecedores.
Assim, é possível garantir benefícios imediatos, como a redução de custos e a negociação de prazos ou taxas, e tardios, entre os quais podemos citar o aumento da produtividade e a construção positiva da imagem organizacional.
Confira, a seguir, seis dicas que podem ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados junto aos fornecedores, promovendo o sucesso do negócio como um todo.
O primeiro passo para criar um bom relacionamento entre empresas e fornecedores é estabelecer bons critérios de seleção para a contratação dos parceiros.
Cuidados como a conferência da regularidade fiscal e a análise do histórico de reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados são fundamentais. Prazos, preços e flexibilidade para negociação também são aspectos importantes.
Porém, antes de considerar as características do fornecedor a ser contratado, é preciso determinar quais são as necessidades específicas da sua empresa em relação a esse parceiro.
Assim, é possível alinhar as expectativas da empresa às exigências apresentadas aos parceiros, tornando mais fácil o alcance dos objetivos de negócio estabelecidos. Uma vez definidos os critérios de seleção, chega o momento de analisar bem o contrato e acompanhar o desempenho do fornecedor contratado.
A formalização do contrato requer muita atenção por parte dos gestores e demais responsáveis pelo relacionamento com fornecedor.
Todas as exigências das empresas e as condições dos parceiros precisam estar definidas com clareza, sendo necessário identificar desde os valores cobrados pela entrega até os prazos de entrega e estrutura de armazenamento dos produtos adquiridos.
Aqui, também é importante prestar atenção às informações sobre o pagamento dos fornecedores, garantindo o equilíbrio nos preços e evitando prejuízos com o pagamento de produtos que não forem entregues conforme o combinado ou, por outro lado, o atraso na entrega devido à falta de pagamento.
Como em todo o processo de relacionamento com fornecedor, é preciso manter a transparência, adotando uma comunicação clara e objetiva.
A boa comunicação é a chave para o relacionamento de uma organização com todos os seus públicos estratégicos, não apenas para o relacionamento com fornecedor.
Existem alguns softwares e aplicativos que facilitam a troca de informações entre a empresa e seus fornecedores, permitindo, inclusive, o acompanhamento dos níveis de estoque em tempo real.
Além disso, o registro e sistematização dos processos comunicacionais é muito importante, pois possibilita a avaliação de resultados e a adequação dos serviços prestados pelo fornecedor.
Quando a comunicação acontece de maneira eficiente, é mais fácil negociar prazos, alterar datas ou solicitar outras alterações que possam ajudar as organizações a alcançar seus objetivos sem prejudicar o relacionamento com o fornecedor. Entretanto, se for preciso encerrar uma parceria, as empresas devem manter as boas práticas de comunicação, como vamos explicar agora.
Nem sempre a parceria entre empresa e fornecedor dá certo. Por outro lado, é possível que um contrato temporário tenha chegado ao final. Seja qual for o motivo que leve a sua empresa a encerrar o contrato com um fornecedor, é essencial praticar a gentileza corporativa e finalizar bem o trabalho conjunto.
Uma boa prática, nesse sentido, é oferecer ao fornecedor dispensado um bom feedback sobre seus serviços, apontando os pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados em oportunidades futuras de negócio.
Da mesma forma, os gestores podem solicitar ao fornecedor que entregue uma avaliação sobre as práticas da empresa, praticando o diálogo e cuidando da imagem e reputação organizacionais.
Essa postura faz parte dos processos adotados na gestão integrada, os quais contribuem não apenas para o sucesso do relacionamento com fornecedor, mas do negócio como um todo.
Independentemente do tamanho ou do segmento de atuação da sua empresa, a prática da gestão integrada deve ser uma preocupação constante de gestores e demais colaboradores.
A gestão integrada parte do princípio que todos os setores de uma organização precisam estar interligados, por meio de uma comunicação interna eficiente e do emprego adequado da tecnologia, que otimiza a execução dos processos gerenciais e organizacionais.
Dessa forma, o relacionamento com fornecedor é beneficiado na medida em que o controle de estoque e a gestão de compras são feitos de forma otimizada.
Isso facilita o cumprimento dos prazos e evita atrasos ou desperdícios devido a danos nas mercadorias, fazendo da parceria com os fornecedores certos um grande diferencial competitivo.
É sobre esse assunto que falaremos agora, na última dica do nosso artigo.
Considerando as exigências do mercado atual, quanto mais valorizado for o relacionamento com o fornecedor, mais chances a empresa tem de se destacar perante a concorrência.
Dessa forma, é necessário capacitar os colaboradores, desenvolver um bom plano de ação e investir na construção de uma relação positiva com os fornecedores que tenham mais benefícios a oferecer para a empresa e vice-versa.
Diversificar o leque de opções é uma alternativa válida, pois garante que a empresa possa contar com o fornecedor certo exatamente no momento que precisar. Com isso, o controle de estoque é beneficiado e as oportunidades do mercado podem ser bem aproveitadas.
Portanto, fica claro o quanto o relacionamento com fornecedor é um fator essencial para o sucesso da sua empresa.
Com um bom planejamento estratégico, é possível implementar ações que otimizem as práticas de gestão junto a esse público, garantindo benefícios a curto, médio e longo prazo
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